
Enfim, o número sobre a Cozinha Mediterrânea está muito bom. E, porque desejo partilhar do prazer de aprender sobre iguarias em conserva, compilo a receita das minialcachofras ao azeite*.
Ingredientes (para 4 a 6 pessoas):
-1 kg de minialcachofras (todas do mesmo tamanho)
-suco de um limão coado
-100ml de vinagre de vinho branco
-500ml de vinho branco seco
-azeite de oliva extravirgem
-sal
Preparo:
Limpe as alcachofras, retirando as folhas externas mais duras e as folhas com espinhos, elimine os eventuais fiapos do interior e mergulhe-as pouco a pouco em água com o suco de limão para que não escureçam.
Numa panela, ferva o vinagre com o vinho branco e uma pitada de sal. Mergulhe as alcachofras inteiras deixe que cozinhem por 10 minutos. Escorra, disponha-as sobre um pano e deixe secar por 12 horas. Depois desse tempo, vire-as e deixe que sequem por mais 6 horas.
Ponha as minialcachofras em vidros pequenos, complete com azeite e feche-os hermeticamente. Esterilize os recipientes por 45 a 100° C. Antes de consumir, deixe as alcachofras repousarem em azeite por pelo menos 1 mês em local fresco e escuro.
*O uso de alcachofras na gastronomia tem uma origem muito antiga. Plínio, o Velho, e o historiador Columella recordam o uso de alguns tipos de alcachofra na cozinha romana, denominadas com a palavra latina cynara. Apício, em seu tratado De re coquinaria, fala, além disso, dos corações de cynara, que os romanos degustavam cozidos em água ou vinho.
2 comentários:
Sua letra miúda explica o significado daquela bebida amarga que me intrigava no boteco em que ia comprar pão. Além disso... bem, o trocadilho foi seu ;)
agora só falta arrumar alcachofra "decente" no Brasil... hehehe :-p
Postar um comentário