quinta-feira, setembro 25, 2008

French fries dreamlog

Sonhei que o pai do meu pai morreu (eu poderia dizer "avô", mas não refletiria a real sensação, que é como se quem tivesse morrido fosse a matriz cujo clone era o meu próprio pai) e que ele herdara a casa do falecido, um casarão caindo aos pedaços, em que ele passou a morar de uma maneira frágil, precária. Eu - talvez com minha mãe junto - fui visitá-lo na nova casa, onde se podia ver o telhado aparente, a pintura descascada e quadros inusitados na parede, com coisas que remetiam ao dadaísmo e à pop art (uma coisa meio Roy Lichtenstein). Naquele sonho, embora velho e frágil como na época em que meu pai de fato faleceu, ele parecia um jovem se aventurando a coisas novas na vida, mas querendo parecer amoroso e paternal. Disse pra me abancar, que ele estava preparando a janta (coisa que ele gostava bastante de fazer quando em vida, embora cozinhasse mal) que consistia basicamente em batatas fritas recheadas com queijo, meio à moda da polenta da Galeteria Alvorada, em Caxias do Sul. Eu agradeci, mas disse que não podia comer carboidratos à noite.
***
E sonhei também, por fim, com um diálogo ao telefone celular:

- Então, você vem?
- Ah, mas eu não posso...! Eu estou doente e não vai ter nada pra eu comer - disse em um tom meio de troça, meio de mimo.
- Você, vê se deixa de dengo! Vem? Eu estou te convidando.
- Tá. Então eu vou.

4 comentários:

Joelma Terto disse...

Achei de uma singeleza só essa coisa de dizer pro pai "Não, obrigada, mas é que eu não posso comer carboidratos à noite" (!).

E mais ainda a dengosoura de dizer pra pessoa outra "mas... mas... mas... não tem nada mode eu cumê".

...

Lívia Maria, você está se alimentando direito?

Liv Araújo disse...

hahahaha, Jojô! Eu acho que estou. Embora quem disse que não tem o que comer não tenha sido eu, sei que tudo no sonho é obra da minha pópria cabêuça, portanto...

Não vai me oferecer um casaquinho, também? ;-)

gabimateus disse...

Cruzes, enquanto leio este post estou com uma gripe danada (me sinto doente mesmo) e nao tem nada pra eu comer (que nao requeira maiores trabalhos na cozinha) em casa...

isabel alix disse...

Amei o comentário da Jojo.

Jojo forever.