terça-feira, maio 30, 2006

"Desire of an ID" Dreamlog

Fiquei com uma agonia de Gusmão* quase até uma hora depois do sonho. Minha classificação sobre 'sonho e pesadelo' tem sempre mais a ver com a sensação experimentada do que com o conteúdo propriamente dito. Já sonhei com vísceras em exposição, com tentativas de assassinato e até tsunamis com uma reação totalmente calma. Mas dessa vez, uma viagem a Paris marcada para um domingo esbarrava, em plena sexta-feira à tarde, com a pura e simples inexistência de um passaporte válido. Sei lá porque só fui me lembrar disso na hora. E então, desesperada com a possibilidade de ter de cancelar a viagem, danava a correr pela rua tentando buscar uma solução para o meu problema. Interrompe a minha corrida um engenheiro, que faceiramente saca de um flip chart para explicar a matéria que dava aos seus alunos: alguma coisa de cálculo estrutural. A interrupção, em lugar de me exasperar, me causava grande curiosidade: o que será que o engenheiro queria me dizer? Finalmente, eu chegava ofegante ao sofá onde minha mãe repousava e, completamente derrotada, pedia-lhe encarecidamente que me ajudasse a remarcar a passagem para a semana seguinte, quando provavelmente eu já teria dado um jeito no passaporte.




Na análise:
- O que um engenheiro faz?
- Bem... projeta e coloca de pé a estrutura de uma casa.
- E o que uma mãe faz?
- Bota tudo abaixo!!!

[A bem da verdade, a interpretação foi que eu pedia ajuda à minha mãe para conseguir validar o que me faria conseguir partir para realização dos meus sonhos - Paris: identidade. Passaporte]

* Segundo o Pequeno Glossário Araújo de expressões infames, aflição generalizada, impaciência, inquietude.