sexta-feira, abril 28, 2006

A Marge não está muito melhor que o Homer


Eu dito: vocês escrevem?

Eu admito: assisto ao programa da Ana Faria Brega. Dois dos melhores risotos (mentira, eu só fiz dois, mesmo) que eu fiz, foram com receitas que tirei do site do programa.
Dá que, esta manhã, ligando a TV no programa, pego a coisa bem no finzinho de uma disputa acirrada entre duas donas de casa que concorriam a uma casa própria. A pergunta final (não sei se não era a única) era a seguinte: "da população de 180 milhões de brasileiros, quantos são portadores de deficiência"? Detalhe que não havia múltipla escolha: quem desse a resposta mais aproximada do correto, levava a casa.

Primeiro detalhe: a cara de retardo mental das candidatas quando ouviram a pergunta. Os olhares vazios, o desespero: "meu deus, 180 milhões de brasileiros? Não eram 90 milhões em ação"?
As respostas: uma das candidatas respondeu "5 mil". A outra: "8 milhões".
A resposta correta: N.D.A. O Brasil possui atualmente cerca de 25 milhões de portadores de deficiência.
A gota d'água: antes da resposta correta, Ana Maria olha pras duas pobres coitadas com olhar de reprovação e dá um sermão sobre como muitas vezes não temos consciência da realidade à nossa volta e, quase a contragosto, premia a fulana dos 8 milhões, dizendo que ela ganhou, vá lá, mas o o número citado tá muito abaixo do real.

E agora eu me pergunto: as fulanas, descônscias (se não existe, inventei agora) do número de deficientes no Brasil, passaram boa parte de sua vida útil fazendo o quê? Ou... assistindo a que canal de televisão aberta?
Se a apresentadora queria dar um sermão, que fosse um mea culpa.

P.S.: Será que a própria apresentadora sabia dessa informação (vamos esperar que sim da colega jornalista) antes da produção entregar-lhe a fichinha de papel?

Nenhum comentário: