segunda-feira, julho 09, 2007

O rato que lava as mãos

O que é mais bonito de ver em Ratatouille, a nova produção da Pixar-Disney que está em cartaz no país, é a fo-to-gra-fia. Wow. Pois é: apesar de ser uma animação por computador, coisa que consagrou o 'estúdio' desde Geri's Game - que ganhou o Oscar de animação em 1993, a evolução de seu trabalhos chegou às raias de uma perfeição que, neste filme, é uma reinvenção assaz poética de tudo o que Paris pode oferecer de melhor: suas cores e texturas. Portanto, a luz da cidade está lá e encanta não só o herói do filme, mas também os espectadores, especialmente os que têm pendores à gourmandise e se deixam inebriar pelo conselho da sous-chef Colette em relação ao som da casca de um bom pão, pela simpatia bonachona do chef-fantasma Gusteau, que lembra o maior chef francês da história, Paul Bocuse, e ignoram o fato de que a estrela da gastronomia francesa, no filme, não é sequer um camundongo, mas um rato acinzentado de esgoto.
Se nós, humanos, nos permitimos produzir toda a sujeira de que se alimentam os ratos, a mim me soa justo que, ainda que fantasiosamente, um ratinho possa buscar algumas de nossas boas qualidades.
Em homenagem ao carismático ratinho Rémy, segue a receita do prato-título da animação mais adorável do inverno, o Ratatouille, prato típico da França mediterrânea, coisa tão simples, que minha mãe o chamaria de 'ungüento'.


Ingredientes

1 Berinjela grande
1 Pimentão vermelho e/ou amarelo
2 Cebolas médias
2 dentes de alho esmagado
2 Abobrinhas
2 a 3 Tomates
Tomilho
Sal e pimenta

Modo de preparo:
Corte os legumes grosseiramente e refogue-os em fogo alto, até que dourem, tempere moderadamente. Em seguida reúna todos numa panela e deixe cozinhar em fogo brando, com o tomilho até que estejam macios e acerte o tempero caso necessite.

Dicas:
Você pode refogar cada legume separadamente ou todos juntos, mas atenção para começar pelo mais firme (siga a ordem dos ingredientes dada) e junte o tomilho desde o começo. Caso precise, junte um pouco de água (ou um caldo) ao cozinhar.
O ultimo cozimento pode ser feito na panela, 10 minutos, ou no forno a 180°C, pelo menos 40 minutos conforme a textura desejada: legumes crocantes, macios ou em compota. Ajuste o tempo de cozimento e o tamanho de corte dos legumes conforme seu gosto : legumes em pedaços pequenos cozinham mais rapidamente.

(receita de Elena Messa, encontrada no site Prato Feito)

2 comentários:

Anônimo disse...

O rato me pareceu azul!No mais concordo contigo:é um desenho maravilhoso.

Anônimo disse...

Vou vê-lo ainda,mas só de saber que é em Paris... ('suspiros óéticos e saudades')